Home | Artistas | Notícias | 'Harmonia das Vozes'
Rogério Leonel

'Harmonia das Vozes'


Lançamento do livro 'Harmonia das Vozes'. Autoria: Rogério Leonel


No final da década de 1970 escrevi os primeiros arranjos para o Festival Ponteio promovido pela UFMG. Um tempo depois, um embrião do que mais tarde viria a ser o quarteto feminino “Tom Sobre Tom” me possibilitou dar continuidade a este trabalho tão rico e interessante. Até os dias atuais, não parei mais de escrever para vozes.

No ano de 2000, comecei a escrever para um grupo de vozes mistas, que existe até hoje, o “Da Boca Pra Fora”. Este novo encontro consolidou minha atividade, enquanto arranjador vocal.

A voz talvez seja o mais completo instrumento, capaz de juntar a letra com a melodia, além de o timbre ser único para cada pessoa. E ainda há o recurso de se somar várias vozes tanto em uníssono, como em encadeamentos de acordes, produzindo a harmonia. Ou mesmo o contraponto, onde a independência das vozes (linhas melódicas) é maior.

Para este livro, selecionei 20 canções, entre compositores mineiros e de domínio público. Pretendo com ele, iniciar uma série de publicações de arranjos vocais, sendo meu próximo foco, um segundo volume, todo dedicado a compositores de diversas regiões do país.

Dentre os arranjos, alguns foram escritos para 4 vozes (Soprano, Contralto, Tenor, Baixo). Outros originalmente para quarteto feminino e depois adaptados para coro misto e outros ainda, deixei propositalmente sem classificação de vozes. Apenas indiquei Voz 1, Voz 2 e assim sucessivamente, dando liberdade ao Regente de adaptar o arranjo segundo suas possibilidades. Um tipo de arranjo em que uma mesma voz percorre regiões de diferentes naipes.

Escrever arranjos vocais é como resolver quebra-cabeças: cada arranjo tem sua peculiaridade. O grande desafio é conciliar o movimento horizontal (linha melódica) e o vertical (encontro das vozes).

APRECIAÇÕES:

Sou muito fã de suas composições e do seu toque de violão de extrema sensibilidade e musicalidade. Sua interpretação é de alto quilate.

O seu trabalho como educador, diretor musical de discos e shows tem se destacado no cenário de Minas para o Brasil e o mundo.

Porém no livro Harmonia das vozes, com partituras de seus arranjos vocais, especialmente para o Grupo Vocal Da Boca Pra Fora e Quarteto Vocal Tom Sobre Tom (com destaque para a cantora Lígia Jacques), vem afirmar sua competência como arranjador de bom gosto, de harmonia privilegiada e técnica relevante.

Além do mais, estudantes e profissionais de música podem experimentar tocar suas partituras deste maravilhoso livro com outras formações musicais, como: naipe de madeiras, metais e cordas, e até mesmo em grupos de choro por sua singular instrumentação.

Com certeza este livro será de cabeceira pra mim também, quero aprender muito com ele. Para muitos, e especialmente pra mim, o músico Rogério Leonel é um mestre, um guru, uma rara pessoa nesse planeta que expressa sua música com o coração de anjo e alma musical privilegiada e abençoada por Deus!

Com admiração, desejo um grande sucesso ao mestre Rogério Leonel por seu trabalho musical inovador!

Toninho Horta – Guitarrista, compositor e arranjador




Harmonia rogeriana
Grande feito esse “Harmonia das vozes”, de Rogério Leonel, abnegado militante da música. Tudo que procura realizar é feito com paciência, apuro e boniteza; seu produto é destaque entre os demais. Nunca será tarefa fácil atingir o conhecimento musical adquirido pelo nosso amigo, nem mesmo adotar, diante da vida, como coerência, a atitude radical em defesa de seus teoremas, como o faz sempre. Há décadas Rogério se dedica a escrever para muitas vozes, unindo sofisticação e simplicidade. As meninas do “Tom sobre tom” e os integrantes do “Da boca pra fora” conhecem de cor o desafio de lidar com o exigente arranjador, lapidando música como diamante, permitindo, em contrapartida, brilho invejável ao trabalho de grupos vocais, coros e, certamente, de compositores. Esse registro de “Harmonia das vozes” vem coroar tanta generosidade!
Toninho Camargos – Compositor, letrista, poeta.




“Foi um imenso prazer participar como músico do trabalho de Rogério Leonel. Seus arranjos, elaborados com muito bom gosto e elegância, contribuem para que a música mineira se destaque ainda mais no cenário nacional.“

Ezequiel Lima - Contrabaixista, compositor.




Resumo currículo do Rogerio Leonel:
Violonista, compositor e arranjador. Ministra cursos e oficinas de harmonia e violão. Foi professor da Escola Livre Música de Minas, de Milton Nascimento e Wagner Tiso, da Escola Municipal de Música de Nova Lima e arranjador da Orquestra de Violões do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte, dentre outras.

Tem registrado seu trabalho nos álbuns: “Choro Barroco” e “Choro Cantado”, de Lígia Jacques, “Titane” - 1º disco solo, “Simbora, João” de Ladston do Nascimento, “Subvoar” de Loslena, “Minas São Várias” – coletânea de compositores e cantoras mineiros, “Encontros” de Toninho Camargos, “O Tom e o Fundamento” de Hudson Brasil. Entre seus shows, destaca-se: “Diálogo”, realizado na Fundação de Educação Artística/BH. Sua música “Choro Barroco” foi incluída como tema de abertura no documentário “Vanja Orico”, produzido por Luiz Carlos Prestes Filho para o “Canal Brasil”.

Rogerio Leonel

Contato: Rogério Leonel
Email: avozeoviolao@yahoo.com.br

"Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Projeto 1147/2012"

Abaixo, mais informações sobre o livro:

Título do livro: Harmonia das vozes
Autor: Rogério Leonel
Belo Horizonte, 2016
Conteúdo:
20 partituras de arranjos vocais de Rogério Leonel para canções de compositores mineiros e de domínio público.

Ficha Técnica:
Texto de apresentação do próprio autor.
Apreciações de Toninho Horta, Ezequiel Lima e Toninho Camargos.
Textos sobre as canções do livro, de Jorge Fernando dos Santos.
Revisão Ortográfica: Jorge Fernando dos Santos
Projeto gráfico e ilustrações: Adriano Alves
Fotos: Bárbara Suyan
Produção Executiva: Saulo Sabino
Assistente de Produção: Lígia Jacques
Diagramação de partituras: Cristiano Vianna
Revisão de partituras: Rogério Leonel e Lígia Jacques
Coordenação Geral: Rogério Leonel


REPERTÓRIO:

ÁGUA DE MORINGA - Valter Braga e Jorge Fernando dos Santos
BAIÃO BARROCO - Juarez Moreira e Simone Guimarães
BARUIOS DO MATO - Regina Freitas
CÁLIX BENTO - Domínio Público (recolhido por Tavinho Moura)
CANÇÃO DO SOL - Hudson Brasil e Toninho Camargos
CANTO DE DESALENTO - Toninho Horta e Rubens Théo
CATEDRAL DE BRASÍLIA - Rogério Leonel
CRIATURAS DA NOITE - Flávio Venturini e Luiz Carlos Sá
FURTA-COR - Rogério Leonel
MILAGRE DOS PEIXES - Milton Nascimento e Fernando Brant
NAVIO DE PEDRA - Ladston do Nascimento
PELO AMOR DE CANTAR - Toninho Camargos e Luiz Henrique de Faria
RIACHO DE AREIA - Domínio Público
RIO ARAGUAIA - Ricardo Faria e Toninho Camargos
SEM COMPROMISSO - Nelson Trigueiro e Geraldo Pereira
SERENA ESTRELA - Regina Freitas
SERENÔ - Domínio Público
TÍTULOS DE NOBREZA - João Bosco e Aldir Blanc
TRILHA DE LUZ - Hudson Brasil
ÚLTIMA SERESTA - Ricardo Faria

CONTATO PARA COMPRA DO LIVRO: (31) 99317.2264

Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia