Home | Artistas | Notícias | Inverso Galeria de Arte Contemporânea
Inverso Galeria de Arte Contemporânea

Inverso Galeria de Arte Contemporânea


Ouro Preto vai receber, no próximo sábado, dia 14 de setembro, a primeira galeria voltada exclusivamente para arte contemporânea.


A “Inverso Galeria de Arte Contemporânea” é um projeto idealizado pela artista visual Giovanna Lanna, que já teve seus trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Segue abaixo o release completo sobre a Galeria e sobre a artista.


Marcada por uma rica arquitetura histórica, a cidade de Ouro Preto é um convite para aqueles que apreciam obras de arte. Em cada esquina um mergulho nas belezas dos adornos do barroco mineiro. Agora, a cidade abre caminho para outra vertente, recebendo o primeiro espaço dedicado totalmente para arte contemporânea. A artista visual, Giovanna Lanna, que já teve seus trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior, irá inaugurar a “Inverso Galeria de Arte Contemporânea”, no dia 14 de setembro, das 16h às 23h.

Em um ambiente rústico, na cidade considerada patrimônio histórico mundial, a galeria foi projetada para abrigar os mais variados tipos de projetos artísticos contemporâneos. Estarão disponíveis para demonstração e comercialização cerca de 40 obras de autoria da Giovanna e de mais outros cinco artistas brasileiros renomados: Jorge Fonseca, Paulo Bevilacqua, Rachel Falcão, Jorge Luiz Gomes e Camila Carazzato.

Os artistas exploram traços e contornos contemporâneos, em formas variadas, por meio de instalações, vídeo-arte, desenhos, esculturas, fotografia e pinturas. A inauguração da galeria conta com a parceria da cervejaria Ouropretana, que vai oferecer a cerveja artesanal tradicional da cidade e do restaurante Hannah Asian Sushi, servindo comida japonesa.

Sobre os artistas

Giovanna Lanna
Giovanna Lanna nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1987. A artista visual explora a crítica social por meio de diferentes meios de comunicação. Suas obras evidenciam ‘’temas tabus” como vaidade e outros conceitos da vida contemporânea. Bacharel em Cinema e Vídeo pela UNA-BH (2009), concluiu seu mestrado em Fotografia Fine Arts pela New York Film Academy, em Nova Iorque e Los Angeles em 2012. Já teve seu trabalho exibido em importantes festivais internacionais como “LA ART WALK” (Los Angeles) e “CROSSTALK VIDEO ART FESTIVAL” (Budapeste), além de expor em galerias nacionais e internacionais em cidades como Londres, Los Angeles, Nova York, entre outras. Teve seus projetos selecionados e publicados nos livros: “Artists Wanted: Exposure book” (2012), e "International Contemporary Artists" Vol. VI (2013). Além disso, teve suas obras publicadas nas revistas ''Pura” (2010), “E-Vista” (2013) e “Revista Twent” (2013).

Camila Carazzato
Camila Carazzato é artista visual, nascida em Campinas (SP). Graduada pela Belas Artes de São Paulo, passou seis anos trabalhando e adquirindo experiências na capital até sentir necessidade de ampliar suas técnicas e conhecimentos em Los Angeles, onde estudou Fotografia na New York Film Academy. Suas imagens pretendem provocar sentimentos, inspirar e intrigar algo mais profundo no observador.

Jorge Fonseca
Jorge Luiz Fonseca (1966), natural de Conselheiro Lafaiete (MG), é artista visual autodidata. Foi dirigente de ONG e professor convidado do Departamento de Artes da UFJF. Recebeu diversos prêmios, entre eles pela Fundação Pollock-Krasner, de Nova York (2009). Realizou e participou de diversas exposições, individuais e coletivas desde 1998, tais como: Funarte (RJ,1998); Itaú Cultural (SP/1999); Palácio das Artes (BH/2000); Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP/ 2000); MAM (RJ/2005); “6ª Bienal de Kaunas (Lituânia/2007); Arte BA 10 (Argentina/ 2010); 11ª Quadrienal de Praga – (Rep. Tcheca/2011); Funarte (Brasília/2013), dentre outros. Possui obras em importantes acervos institucionais e particulares, dentre eles: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Museu Afro-Brasil/SP; Museu de Arte Contemporânea do Paraná; Museu de Arte Contemporânea de Goiás; Centro Cultural Cândido Mendes/RJ; Fundação AMBA - Arte e Música do Brasil, África e Cuba (Itália).

Jorge Luiz Gomes
Natural de Cachoeira do Campo (MG) e autodidata, Jorge Gomes se identificou com a escultura moderna, desenvolvendo suas próprias técnicas e estilo, dando vida e forma às diversas matérias prima que por suas mãos passam. Predomina sempre em suas obras o contraste entre o rústico e o polido, o concreto e o abstrato, chamando sempre a atenção do observador para cada detalhe de suas obras. Jorge Gomes participou de inúmeras exposições pelo Brasil. No exterior, durante alguns anos, manteve exposições permanentes em países como Portugal, Espanha, França e Canadá.

Paulo Bevilacqua
Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e em Design de Produtos pela Universidade FUMEC, o artista produz obras seguindo vertentes das artes plásticas, design e fotografia. Como ilustrador, Paulo executa representações realistas dentro do viés contemporâneo.

Rachel Falcão
Graduada em Artes Plásticas e em Desenho Arquitetônico, é especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Raquel Falcão é, também, mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Participa de exposições no Brasil e no exterior desde 1995. É professora de Estética na pós-graduação de Design Universal do INAP – Instituto de Arte e Projeto, em Belo Horizonte.

Inverso Galeria de Arte Contemporânea
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 248, Rosário, Ouro Preto, MG
Telefone: (31) 9591-0697
Horário de funcionamento: Quarta a domingo, das 9h às 19h

Assessoria de Imprensa – Assessoria elo.com
Coordenadora de atendimento: Sabrina Beckler
Contato (31) 3261-8561 / 9738-2947 / 9410-5352 sabrina@assessoriaelo.com

Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia