Home | Cultural | Música | Blues
Mas... o que é o Blues

Mas... o que é o Blues?


"Blues". Logo de cara, podemos definir esta palavra como "triste", "tristeza" ou até mesmo "melancolia". Uma definição completa e exata do Blues é muito difícil, eu diria que é até impossível, pois se ele é um gênero musical, foi também muito mais do que isso para o povo negro que o criou, povo este tão sofrido e que encheu o nosso mundo de arte! Historicamente falando o Blues surgiu quando os escravos das fazendas de algodão que acompanhavam as margens do rio Mississipi no sul dos Estados Unidos, por volta de 1870, criavam e cantavam melodias lentas e chorosas, que além de marcar o ritmo, mostrava a expressão e o contorno de um povo desprezado, discriminado e sofrido.

[ Continue lendo sobre MAS...O QUE É O BLUES? ]
História do Blues

História do Blues


0 Blues foi uma das principais fontes de todos os gêneros musicais americanos: jazz, soul, disco, rock'n roll, uma boa parte da música pop, da corrente folk urbana os anos 60 e mesmo, de modo significativo, da música country em todas as suas derivadas - western swing, bluegrass, rockabilly...

[ Continue lendo sobre HISTÓRIA DO BLUES ]
blues, o que é isto

Blues? O que é isto?


Uma definição completa e exata do Blues é difícil, pois, se ele é, claro, um gênero musical, foi também muito mais que isso para o povo negro americano que o criou. E, se os especialistas analisam (freqüentemente com certa dificuldade) o Blues em termos musicais, os criadores dessa arte só falam dela de forma lírica. Mas escutemos uns e outros. Veja então uma interessante definição musicológica e histórica: A escala do Blues nasce da contaminação da escala diatônica ocidental pelo sistema africano.

[ Continue lendo sobre BLUES? O QUE É ISTO? ]
O Nascimento do Blues

O Nascimento do Blues


De fato, o Blues nasceu com o primeiro escravo negro da América. Da África os negros trouxeram sua expressão vocal básica, os hollers, os gritos de entonação estranha que cortavam o céu do Delta. O Blues em essência é a música dos negros levados da África para os Estados Unidos, para trabalhar como escravos nas plantações de algodão no sul do país. Objetivava amenizar o sofrimento destes trabalhadores e também lembrá-los de sua origem.

[ Continue lendo sobre O NASCIMENTO DO BLUES ]
Blues

Biografias Essenciais


Robert Johnson é uma das mais celebradas figuras na história do Blues. Não considerando o fato de que ele morreu quando tinha apenas 27 anos, o seu impacto na cultura do Blues e na própria mitologia do Blues, tão bem quanto a sua influência no desenvolvimento no estilo da guitarra do Blues, foi no mínimo substancial.

[ Continue lendo sobre BIOGRAFIAS ESSÊNCIAIS ]
Estilos

Estilos


O Blues é na verdade tradição e expressão pessoal. A sua essência tem permanecido única desde o seu início, ou seja, características bem simples, usualmente com três acordes dentro de uma estrutura básica, fácil de tocar porém difícil de interpretar os seus sentimentos.

[ Continue lendo sobre ESTILOS DE BLUES ]
Regiões

Regiões


Cada região região tinha o seu expoente do blues; alguns exemplos são o Delta blues (o blues de raiz do delta do Mississipi acústico), o blues de Chicago (a fusão entre o blues acústico do Delta e a introdução da guitarra elétrica no blues) e o Texas Blues (um blues elétrico e rápido). A depressão de 1929 ocasionou novas diversificações estilísticas no Blues.

[ Continue lendo sobre REGIÕES ]
Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia