Home | Cultural | Teatro | Teatro Contemporâneo
Nesta série - teatro contemporâneo - estaremos publicando diversos artigos destes grandes mestres e também experiências atuais de grupos de teatro, que trilham este caminho da pesquisa, investigação e formação constante da arte do ator.
Teatro Contemporâneo

O Ator - O Poeta da Cena


Eis a trajetória do processo de formação do ator. Uma prática sedimentar, com camadas de razão e emoção, depuradas pela ação do tempo milenar, mostrando como a força de uma arte tão antiga continua atual e múltipla, possibilitando o ato único de alta comunhão e celebração e "nos imbuindo de um ardente e passageiro sabor de outro mundo, no qual nosso universo presente esteja integrado e transformado", como diz Peter Brook.

[ Continue lendo sobre O Ator - O Poeta da Cena ]
Teatro Contemporâneo

A Formação do Ator na Cena Contemporânea


A partir do Renascimento, há um novo interesse em torno da natureza, que passa a ser estudada a partir de um espírito científico e de um crescente interesse pela matemática. A formulação das teorias científicas, que vai tomar por base o experimento, é expressa em linguagem matemática. Nasce a ciência moderna, tendo por base o pensamento filosófico, o qual deu origem a uma formulação do dualismo espírito-matéria. Esta formulação vem à tona no séc. XVII, através de Descartes - "Penso, logo existo".

[ Continue lendo sobre A Formação do Ator na Cena Contemporânea ]
Teatro Contemporâneo

Os Pioneiros da Dramaturgia Centrada no Ator


O ator - é ele mesmo, obra de arte viva. Por isso a necessidade, cada vez maior, em trabalhar o seu instrumento artístico, ou seja, seu corpo, sua voz, seus afetos, suas relações, seu conhecimento, sua criatividade e sensibilidade. Uma formação constante e sistemática, um laboratório de pesquisa, experimentação e conhecimento. Eis a busca desses grandes mestres, que vêm revolucionar a arte teatral, tornado-a real sem ser realista, unindo disciplina e espontaneidade, técnica e fluidez de vida, corpo e mente, matéria e espírito.

[ Continue lendo sobre Os Pioneiros da Dramaturgia Centrada no Ator ]
Teatro Contemporâneo

Konstantin Stanislawski


Konstantin Sergueievich Alexeiev Iakovlev é o nome verdadeiro de Stanislawski. Em seu trabalho procurou desenvolver nos seus atores habilidades e qualidades que proporcionaram aos mesmos, a oportunidade de liberar sua individualidade criativa, aprisionada, muitas vezes, por padrões estereotipados que Stanislawski percebeu e criticou no teatro comercial de sua época. Ele diz que a libertação e a individualidade devem ser o objetivo principal de toda escola teatral.

[ Continue lendo sobre Konstantin Stanislawski ]
Teatro Contemporâneo

Antonin Artaud - Teatro: Um Ato Total


Intensa correspondência. Uma relação ambígua se estabelece entre os dois: o médico reconhece o valor do poeta e o incentiva a retomar a atividade literária mas, julgando a poesia e o comportamento de seu paciente muito delirante, ele o submete a tratamentos de eletro-choque que prejudicam sua memória, seu corpo e seu pensamento.

[ Continue lendo sobre Antonin Artaud - Teatro: Um Ato Total ]
Teatro Contemporâneo

Jerzy Grotowski - e o ator performer


Graduou-se na escola dramática estatal de Cracóvia (1951-1955) e, em seguida, foi estudar direção no Instituto de Artes Dramáticas Lunacharsky, o GITIS, em Moscou (1955-1956), onde aprendeu técnicas de atuação e direção com grandes nomes do teatro soviético como Stanislavsky, Vakhtangov, Meyerhold e Tairov. De volta à Polônia, continuou estudando direção e debutou (1957) no Stary Teatr, em Cracóvia, colaborando com Aleksandra Mianowska, na produção de Eugene Ionesco, As cadeiras.

[ Continue lendo sobre Jerzy Grotowski - e o ator performer ]
Teatro Contemporâneo

Eugênio Barba e o Teatro Antropológico


A primeira produção do Odin Teatret foi Ornitofilene, do autor norueguês Jens Bjørneboe, foi apresentada na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Depois da apresentação na Dinamarca o grupo foi convidado pela prefeitura de Holstebro, uma pequena cidade na costa noroeste, a criar um laboratório teatral. Ao Odin foi oferecida uma velha fábrica e uma pequena soma de dinheiro para que se estabelecesse autonomamente. Hostelbro se torna a sede do Odin Teatret.

[ Continue lendo sobre Eugênio Barba e o Teatro Antropológico ]
Teatro Contemporâneo

Tadeusz Kantor


A sua formação inicial de pintor soma-se à criação literária e teatral, sob influência do simbolismo de Maeterlinck, do fantástico de E. Hoffmann, do universo de Kafka e, no âmbito polonês, de Witkiewicz, Schulz e Wyspianski. Derivam desses contatos elementos chave como: a recusa do psicologismo, o lado infernal, o catastrofismo, a extrapolação das concessões tradicionais de tempo e espaço e das ligações convencionais entre causa e efeito, e o tomar a "destruição" e a "negação" como métodos artísticos.

[ Continue lendo sobre Tadeusz Kantor ]
Teatro Contemporâneo

Bibliografias


Referências bibliográficas indicada pela Cristina Tolentino.

[ Veja as bibliografias ]
Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia