Home | Cultural | Teatro | Teatro Contemporâneo | Bibliografias

Bibliografias

Referências bibliográficas indicada pela Cristina Tolentino

  • ADES, Dawn. O Dadá e o Surrealismo. Editorial Labor do Brasil, S. A ., 1988.
  • APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. Lisboa, Ed. Arcádia.
  • ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1995.
  • ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo, Ed. Max Limonad, 1987.
  • Os Sentimentos Atrasam. Lisboa, Hiena Editora, 1993.
  • O Pesa - Nervos. Lisboa, Hiena Editora, 1991.
  • História Vivida de Artaud-Momo. Lisboa, Hiena Editora, 1995.
  • Heliogabalo ou O Anarquista Coroado. Lisboa, Ed. Assírio & Alvim, 1991.
  • Os Tarahumaras. Lisboa, Relógio d' Água Editores, 1985.
  • Carta a La Vidente. Barcelona, Ed. Gallimard, 1971.
  • A Arte e a Morte. Lisboa, Libreiro Editores e Distribuidores L.T.D.A ., 1987.
  • ASLAN, Odette. O Ator no Século XX. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1994.
  • BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 1988.
  • A Dialética da Duração. São Paulo, Editora Ática, 1994.
  • A Poética do Espaço. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1993.
  • O Direito de Sonhar. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 1994.
  • BAIOCCHI, Maura. Butoh - Dança Veredas D'Alma. São Paulo, Editora Palas Athena, 1995.
  • BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo, Editora Hucitec, Editora da Unicamp, 1995.
  • BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel. São Paulo, Ed. Hucitec,1994.
  • Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo, Ed. Hucitec, 1991.
  • BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 2000.
  • BORNHEIM, Gerd A. O Sentido e a Máscara. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1992.
  • BROOK, Peter. El Espaço Vacio. Barcelona, Ed. Península, 1986.
  • Ponto de Mudança. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1994.
  • A Porta Aberta. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1999.
  • Fios do Tempo : memórias. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 2000.
  • CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo, Ed. Palas Atena, 1990.
  • O Herói de Mil Faces. São Paulo, Editora Pensamento,1994.
  • Mitologia Oriental. São Paulo, Ed. Palas Atena, 1994.
  • Mitologia Primitiva. São Paulo, Ed. Palas Atena, 1992.
  • CAPRA, Fritjot. O Tao da Física. São Paulo, Editora Cultrix, 1983.
  • CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro. Ed. José Olympio, 1993.
  • COELHO, Teixeira. Uma Outra Cena. São Paulo, Pólis, 1983.
  • COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo, Editora Perspectiva, 1998.
  • CRAIG, E. Gordon. Da Arte do Teatro. Lisboa, Ed. Arcádia.
  • DELGADO, Maria M. e HERITAGE, Paul. Diálogos no Palco. Rio de Janeiro, Ed. Francisco Alves, 1999.
  • DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1995.
  • DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. Lisboa, Edições 70, 1993.
  • ELIADE, Mircea. O Mito do Eterno Retorno. Lisboa, Edições 70, 1969.
  • O Sagrado e o Profano. Lisboa, Ed. "Livros do Brasil", 1956.
  • Tratado da História das Religiões. Lisboa, Ed. Cosmo, s.d.
  • ESLLIN, Martin. Artaud. São Paulo, Editora Cultrix,1978.
  • FELÍCIO, Vera Lúcia. A Procura da Lucidez em Artaud. São Paulo, Ed. Perspectiva S. A .,1996.
  • FERRACINI, Renato. A Arte de Interpretar como Poesia Corpórea do Ator. Campinas-São Paulo, Ed. da Unicamp, Imprensa Oficial do Estado S.A., 2001.
  • GREINER, Christine. Butô - Pensamento em Evolução. São Paulo, Escrituras Ed. LTDA, 1998.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro, Ed. Civ. Brasileira S.A, 1987.
  • GROTOWSKI, Jersy. Máscaras : Caderno Iberoamericano de Reflexion sobre Escenologia, Ano 3 n( 11-12, México, 1993.
  • GUINSBURG,J. Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo, Ed. Perspectiva S. A ., 1985.
  • HERRIGEL, Eugen. A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen. São Paulo, Editora Pensamento,1975.
  • INNES, Christopher. El Teatro Sagrado - El Ritual y la Vanguardia. México, Fundo de Cultura Economica S. A .,1992.
  • JAEGER, W. Paidéia. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
  • JIMENEZ, Sérgio. El Evangelio de Stanislavsli. México, Grupo Editorial Gaceta S. A .,1990.
  • JUNG, Carl Gustav. O Homem e seus Símbolos. São Paulo, Ed. da Unicamp, digo, Ed. Nova Fronteira.
  • KANTOR, Tadeusz. El Teatro de La Morte. Buenos Aires, Ediciones de La Flor, 1984.
  • MARINIS, Marco de. Compreender el Teatro. Argentina, Editorial Galerna,1997.
  • MEICHES, Mauro e FERNANDES, Sílvia. Sobre o Trabalho do Ator. São Paulo, Editora Perspectiva, 1999.
  • MICHELI, Mario de. As Vanguardas Artísticas. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1991.
  • MILARÉ, Sebastião. Antunes Filho e a Dimensão Utópica. São Paulo, Editora Perspectiva, 1994.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo, Martins Fontes,1996.
  • MEYERHOLD, Vsevolod. O Teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1969.
  • NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
  • OIDA, Yoshi. Um Ator Errante. São Paulo, Beca-Produções Culturais LTDA, 1999.
  • PAVIS, Patrice. Dicionário do Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva S. A ., 1999.
  • PHILIPPE , Sollers. Artaud. Valencia. Artes Gráficas Soler S. A . , 1977.
  • PRONKO, Leonardo C. Teatro Leste & Oeste. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1986.
  • RICHTER, Hans. Dadá: Arte e Antiarte. São Paulo, Editora Martins Fontes,1993.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor,1987.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 1998.
  • STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira S. A ., 1986.
  • A Criação de um Papel. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira S. A .,1984.
  • A Preparação do Ator. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira S. A ., 1986.
  • TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1990.
  • VERNAN, Jean-Pierre. Mito y Pensamiento en la Grécia Antiga. Barcelona, Editorial Ariel S. A .,1985.
  • VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1990.
  • WILLER, Cláudio. Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre, L & PM Editores, 1986.
  • KANTOR, Tadeusz. El Teatro de La Morte. Buenos Aires, Ediciones de La Flor, 1984.
  • CRAIG, E. Gordon. Da Arte do Teatro. Lisboa, Ed. Arcádia.
  • MICHELI, Mario de. As Vanguardas Artísticas. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1991.
  • RICHTER, Hans. Dadá: Arte e Antiarte. São Paulo, Editora Martins Fontes,1993.
  • ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1995.
  • ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo, Ed. Max Limonad, 1987.
  • VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1990.
Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia