Entretenimento | Cursos | Oficina Improvisação de Teatro
cristina-tolentino

Oficina de Teatro com Cristina Tolentino


Segue relação dos participantes da Oficina de Teatro, que será ministrada pela Cristina Tolentino. Fiquem atento nos dias e horários que estão descritos abaixo. Haverá certificado para frequência acima de 70% das aulas.

Os alunos devem levar roupas adequadas para exercícios físicos – calça e blusa de malha, sem estampa. Figurinos neutros, como: saias compridas sem estampa, paletós, chapéus, camisa sem estampa, calça confortável, etc.

Ana Carlina dos Santos Camini
Ana Luiza Parisi
Bárbara Santos Faria (Babita Faria)
Beatriz Ferraz
Bianca Lindner de Souza Marques de Almeida Rolff
Bremmer Augusto Quintela Gumarães
Catarina Rajão de Faria
Célio Henrique Oliveira de Souza
Christiane da Costa e Silva
Débora Santos
Douglas Oliveira
Eliane Cristina Rodrigues
Elisângela Fátima de Souza
Felipe Magalhães dos Santos
Hudson Oliveira
Iara dos Reis Amaral
Irati Chapuis
Jefferson Veloso Alves
Jennifer Kethlen Candeias
Jéssica Nunes Pereira
Marilene Castanha
Mateus Pereira de Souza
Patrícia Coelho Costa
Thais Gonçalves de Sousa
Thiago Vetromille
Vanessa Regina
Victor Henrique de Oliveira

Oficina “Dramaturgia do Ator” se destina a atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas. Pretendemos possibilitar aos participantes uma reflexão teórico-prática sobre a construção de uma poética cênica, baseada em uma ação real e acreditável, por meio de estudo/exercícios/técnicas, culminando com uma montagem-improvisacao-happening. O objetivo da oficina é viabilizar a socialização do estudo e pesquisa que venho realizando há quase 30 anos na área de artes cênicas, dezenove dos quais, junto ao Grupo Bayu – Núcleo de Pesquisa Teatral.

A oficina pretende oferecer:
  • Uma reflexão teorica-prática sobre a busca do ator orgânico, do ator-bailarino-pesquisador-performer, com base no estudo da obra de Stanislawski, Antonin Artaud, Jersy Grotowski, Eugênio Barba e Tadeuz Kantor

  • Treinamento físico e vocal: reconstituir a união do pensamento, do gesto, do ato, desembocando numa obra, numa composição inscrita, em que o ser inteiro do ator, o seu corpo-mente, possa ser reconstruído para o ato teatral

  • Montagem-happening: a oficina será finalizada com uma montagem-improvisação-happening, em que os alunos poderão experimentar a aplicação das técnicas pré-expressivas na construção de um corpo poético e da poética cênica


  • Público alvo: Estudantes de artes cênicas
    Carga horária: 20 horas
    Data da oficina: de 13 a 17 de outubro
    Horário: de segunda à sexta, das 8h às 12h
    Local: Centro Cultural da UFMG
    Endereço: Av. Santos Dumont, 174, centro, Belo Horizonte/MG

    Após a oficina, será apresentado pelos alunos o resultado desta oficina que será aberto ao público. A data desta apresentação será no sábado, no dia 18 de outubro, entre 14hs às 17hs

    A relação dos nomes também se encontram no facebook do Caleidoscópio de Oficinas: facebook.com/caleidoscopiodeoficinas

    Os interessados podem entrar em contato pelo email: assessoria@caleidoscopio.art.br ou pelos telefones (31) 8468.1881(Rodrigo) e (31) 9525.8787(Simone) para tirar suas dúvidas.

    Relevância da atividade: "Acredito que a investigação que venho realizando, como já foi dito, há quase 30 anos, em muito poderá contribuir para a formação de atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas, proporcionando o contato com a pesquisa de mestres teatrais que revolucionaram as artes cênicas no século XX e o reflexo de suas pesquisas no teatro contemporâneo: o ator como centro da ação teatral, a necessidade de preparar esse ator na sua integralidade (corpo-mente-espirito- afeto) para que ele possa construir as bases da sua arte, buscando a junção entre técnica e espontaneidade, precisão e vida, ciência e poesia. A oficina possibilitará esta vivência aos seus participantes, que poderão ser multiplicadores desse processo, indispensável para a natureza criadora e para ampliar e aprofundar o universo do fazer teatral. O teatro é AÇÃO. Que esta ação possa ser plena, viva, expressiva, crível e epidêmica."

    Cristina Tolentino, diretora e pesquisadora de teatro

    Sobre Cristina Tolentino:
    - Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo(USP) com a dissertação: "Em Busca de uma Escritura Cênica a partir de Artaud"
    - Licenciada em Pedagogia - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas
    - Fez cursos e oficinas com mestres e diretores teatrais com reconhecimento nacional e internacional, entre eles: Roberta Carreri, atriz do Odin Teatret, Dinamarca (Rio de Janeiro, 2013); Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil, França (Rio de Janeiro, 2011); Miguel Rubio, diretor do Grupo Yuyachkani e Illeana Diéguez Peru (ECUM-CIELA, 2011); Eugênio Barba e Julia Varley, Dinamarca (em Brasília 2009); Jersy Grotowski e Thomas Richards, Itália (SESC Anchieta de SP – 1996); Kazuo Ohno e Yoshito Ohno, Japão (SESC Anchieta-SP, 1997); Jurij Alschitz, Rússia (ECUM 2010); Jean François Dusigne e Beatrice Picon-Vallin, França (ECUM 2009); Marco de Marinis, Itália (ECUM 1998); Sthèphane Brodt e Ana Teixeira, Brasil (ECUM 2000); Grupo Lume, Brasil (28º Festival de Inverno da UFMG– 1996); Antunes Filho, Brasi; (Festival Internacional de Teatro – FIT 94); Suzy Willson, Inglaterra (Teatro Universitário – 1999), Madalena Bernardes, Brasil (Teatro Universitário da UFMG, 1997) e Ivan Feijó e Walderez Cardoso, Brasil (22º Festival de Inverno da UFMG, 1990).
    - É diretora, professora, pedagoga e pesquisadora na área de Artes Cênicas (Teatro).
    - Fundadora e diretora do Grupo Bayu - Núcleo de Pesquisa Teatral (desde 1994).
    - Dirigiu mais de 20 espetáculos e mais de 30 performances, entre eles: Eu te amo na sua trágica beleza, dramaturgia de Pedro Kalil, Grupo Bayu (2002/2004); "Cuenda - A História do Congado em Minas Gerais", roteiro de Cristina Tolentino, Grupo Bayu, ano de 1998 /2001; “Com-Passos”, espetáculo de formatura do T. U. (2001); "As Troianas", de Eurípides, Grupo Bayu, ano de 1995/1996; "O Sonho", de August Strindberg, Grupo Bayu, ano de 1993/1994; "Se as estrelas se acendem é porque alguém precisa delas", dramaturgia de Pedro Kalil, processo colaborativo, Curso de Atores, Colégio Marista Dom Silvério, ano de 2010; “Nas praias da minha infância morrem barcos desmantelados”, dramaturgia de Pedro Kalil, processo colaborativo, Curso de Atores, Colégio Marista Dom Silvério, ano de 2009; “Como não precisam mais das palavras”, dramaturgia de Pedro Kalil, processo colaborativo, Curso de Atores, Colégio Marista Dom Silvério, ano de 2008.
    -Autora e Coordenadora da Coleção de Livro Didático – Arte – para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio– RCE - Rede Católica de Educação do Brasil (lançamento em 2013).
    -Idealizadora, coordenadora e professora do Espaço de Concepções Cênicas na Arte Teatral - ECAT. Com duração de três anos. O curso de teatro aborda improvisação, interpretação, pesquisa vocal e corporal, história do teatro, dramaturgia, mitologia e teoria teatral (1982-1999).
    -Foi professora no curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2000-2002) e no curso da profissionalizante de formação de ator do Teatro Universitário (T.U.) da UFMG (1999-2002).
    - Foi professora da disciplina Figurino para Teatro e Cinema no Curso Design de Moda da UNI-BH (2007-2009)
    - Ministrou Oficinas de Teatro para professores nos estados de GO, ES, RJ e MG (95, 96 e 97)
    - Ministrou a Oficina Dramaturgia do Ator na 1ª Mostra de Teatro de Pesquisa promovida pelo Itaú Cultural (2002), Festival de Teatro de Curitiba (2003 e 2004), Cia. de Dança do Palácio das Artes (2006), Formação de Atores - Espaço Ludem - BH (2011-2012);
    - Escreveu diversos artigos e textos para pesquisa sobre teatro, publicados no site www.caleidoscopio.art.br.
    - Assessoria teórica em Teatro, Rito, Magia - Cia. de Dança do Palácio das Artes (1999).
    - Foi curadora e produtora da 1ª Mostra de Teatro de Pesquisa promovida pelo Itaú Cultural em BH (2002).
    - Coordenadora do Departamento de Arte e Cultural do Colégio Marista Dom Silvério (2004-2011)
    - Assessora de Arte e Cultura da Gerência Educacional – Província Marista Brasil Centro-Norte (2009-2010)

    Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia