Home | Entretenimento | Exposição | Exposição Trópico - Rodrigo Borges
Exposição a-terra-vista-do-ceu


Exposição Trópico - Rodrigo Borges


Nova exposição e workshop de prática do desenho em superfície, no Sesc Palladium


Por: Ana Paula Rachid

A Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium traz novidades em abril e recebe a exposição Trópico, do artista mineiro Rodrigo Borges, que também atua como professor na Escola de Belas Artes da UFMG. Sua pesquisa plástica, nos campos do desenho e da instalação, tem como premissa o exercício de uma geometria que, em sua frágil rigidez, pretende revelar um ambiente e envolver corpos. A exposição configura-se como uma tomada de consciência de uma prática artística fluída e hesitante, em perpétuo processo de transformar-se, mostrar-se e metamorfosear-se em outra coisa. A etimologia da palavra trópico - do grego trópikos - não tem o sentido moderno de localização geográfica, mas deriva de tropé – volta, virada, volta em torno de, mudança. Instalações e intervenções no espaço realizadas com fitas adesivas passarão por transformações, com a adição e subtração de elementos, apresentando-se como reflexos de um pensamento e de uma prática, em que a repetição de procedimentos significa mudança e produz uma (re)volta. A visitação acontece de 12 de abril a 21 de maio. A abertura será realizada no dia 11 de abril, às 19h. A entrada é gratuita.

Como parte da programação da exposição será realizado, de 9 a 12 de maio, o Workshop Desenhar Superfícies - Tramar (ou Tecer) o Ambiente, e as inscrições podem ser feitas aqui a partir de 11 de abril, até o dia 2 de maio. Os modos de desenhar são diversos, como diversas são as superfícies. A proposta do workshop é buscar uma prática do desenho em superfície, mais do que sobre ela. O desenho como uma superfície em si recobre e veste as coisas do mundo. Lápis, linha e fita são os materiais, por meio do quais, propomos o exercício de rabiscar, desenhar e criar superfícies. Essas ações trazem em si o potencial de recobrir e envolver as coisas, tramando um outro ambiente, um outro objeto, um outro corpo.

FAUNA, FLORA E DISCUSSÃO
O Projeto Parede segue com a exibição da obra inédita do artista mineiro Dinho Bento, no Foyer da Augusto de Lima. Inspirado principalmente pela fauna, flora e cultura brasileira, ele procura levar suas influências e estudos aos trabalhos que desenvolve em ateliê, no espaço urbano e em locais abandonados. Abordando temas que vão desde o contemporâneo ao histórico, naturalista e fictício, o artista expressa sua forma de ver e relacionar-se com o mundo através da pintura mural. O Projeto Parede é um espaço expositivo aberto, onde um artista convidado desenvolve, ao vivo, um trabalho inédito. O objetivo é promover um ambiente de interação e de diálogo entre o público e a obra. Durante o período de visitação, será exibido um vídeo de Marcello Nicolato sobre o processo de execução da obra, que será exposta até o dia 23 de abril. A entrada é gratuita.

“Batizei a obra de Sonho sem Gravidade. A ideia foi selecionar e inserir elementos que estão em meu cotidiano e no da minha namorada (que também posou para eu fazer a foto do projeto). A cafeteira que utilizamos para fazer café todo dia, a almofada peruana, a tesoura que utilizo para fazer os recortes dos meus trabalhos, a mesinha do nosso quarto, como se estivessem em um sonho, todos esses elementos estão presentes lá”, comenta Bento.

Sonho sem Gravidade tem ainda o objetivo de provocar uma reflexão sobre o fato de a natureza ter sido substituída pela relação das pessoas com os objetos. “Nesse sentido, inseri figuras como animais, folhas e plantas, em um contraponto com os objetos retratados, para levantar essa discussão”, diz.

SERVIÇOS
Projeto Parede, com Dinho Bento I Vídeo: Marcello Nicolato
Data:
até 23/4
Horário: das 9h às 21h
Local: Foyer Augusto de Lima do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Exposição Trópico - Rodrigo Borges
Data:
12/4 a 21/5 -  abertura 11/4, às 19h
Horário: das 9h às 21h
Local: Galeria de Arte GTO (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Classificação: livre

Workshop Desenhar Superfícies - Tramar (ou Tecer) o Ambiente – integra a programação da exposição Trópico
Data:
de 9 a 12/5
Horário: das 9h às 12h30
Local: Espaço Multiúso do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, Centro)
Inscrições abertas a partir de 11/4, aqui
data de encerramento: 2/5
divulgação dos selecionados: 5/5
Duração: 16h/aula
Classificação:16 anos

Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100 



Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia