Home | Entretenimento | Festival | Festival Internacional de Violão
Festival Internacional de Violão

Festival Internacional de Violão


Em novembro, Belo Horizonte torna-se a capital do violão: IX FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO - FIV. Maior evento do gênero do país, o FIV já recebeu, em seus palcos, mais de 100 nomes do violão mundial

Nos dias 10 e 11 de novembro, sexta-feira e sábado, Belo Horizonte/MG vai sediar o IX Festival Internacional de Violão – FIV.

O Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2244 – Lourdes – 31 3516-1360) será palco para o encontro de mestres violonistas, consagrados no país e exterior.

O Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro) sediará masterclasses, palestras e oficinas.

O FESTIVAL:
A cada edição, Belo Horizonte torna-se a capital nacional do violão, ao reunir grandes mestres e admiradores do instrumento, em encontros inusitados, shows, concertos, oficinas e master classes, muito especiais!

Mais de 100 nomes do violão nacional e internacional já passaram pelo FIV!

O evento reúne, desde 2005, alguns dos melhores violonistas da atualidade - de jovens virtuoses a verdadeiros ícones da música brasileira e do violão mundial.

Com foco principal no violão, o FIV apresenta o melhor do que é produzido no país e no exterior, com equilíbrio entre as diversas manifestações populares e eruditas.

Uma confraternização musical entre violonistas de diversos países e de várias gerações, além de ícones do violão e da música popular no Brasil. Oportunidade rara para o público geral, estudantes e amantes do instrumento mergulharem em seu vasto universo, acessando história e memória, possibilidades técnicas, experimentos e caminhos contemporâneos, do erudito ao popular.

O Festival é uma realização dos músicos Aliéksey Vianna, Juarez Moreira e Fernando Araújo, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura.

A PROGRAMAÇÃO:

CONCERTOS
Na sexta-feira, dia 10, subirão ao palco ícones do violão, o montenegrino Goran Krivokapić e o paulista André Geraissati.

No sábado, dia 11, dividem a noite musical o duo formado por Fernando Araújo e Celso Faria, com um repertório de obras de um dos maiores compositores brasileiros do século XX, Francisco Mignone. Manuscritos de Buenos Aires – Obras Inéditas de Francisco Mignone contêm obras para duo de violões escritas em agosto de 1970 e dedicadas ao casal de violonistas argentinos Graciela Pomponio e Jorge Martínez Zárate. As peças eram desconhecidas pela comunidade musical e acadêmica no Brasil até o mergulho de Fernando nos manuscritos do músico paulista para a sua tese de doutorado.

Ainda no sábado, Anat Cohen e Marcello Gonçalves recriam as “coisas” de Moacir Santos, no show Outra Coisa: a música de Moacir Santos. A clarinetista israelense e o violonista brasileiro reforçam o legado musical do compositor com toques pessoais nesta rara mistura.

MASTER CLASSES E OFICINAS

Todos os violonistas convidados do FIV ministrarão oficinas ou master classes gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia para estudantes e público interessado. Apenas nas master classes, haverá também alunos executantes, que deverão se inscrever e passar por uma breve seleção.

As atividades acontecerão no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro).

As inscrições serão feitas entre os dias 25 de outubro e 01 de novembro, no site www.festivaldeviolao.com.br

O interessado deverá preencher e enviar o formulário na página inscrições, contendo curriculum (até 150 palavras) e link para gravação em vídeoda peça a ser executada.Opcionalmente, podem ser enviados vídeos de duas peças. Neste caso, a seleção da peça que será apresentada ficará a critério da coordenação do Festival.

O resultado oficial da seleção de alunos executantes será divulgado no dia 3 de novembro, no site do Festival.

Programação das atividades didáticas:

Sexta-feira, 10 de novembro:
09h às 12h: Fernando Araújo e Celso Faria
14h às 17h: André Geraissati

Sábado, 11 de novembro:
09h às 12h: Goran Krivokapić
14h às 17h: Marcello Gonçalves

Oficina com Marcello Gonçalves e Anat Cohen:
“Violão de 7 cordas e a arte de tocar em duo”A oficina irá trabalhar fundamentos das escolas do violão de 7 cordas de aço e de nylon, focando em características que possam ser adaptadadas e incorporadas a outras escolas violonísticas. Juntos, Marcello e Anat falarão sobre a arte de tocar em duo, mostrando exemplos do trabalho sobre a obra de Moacir Santos.

VISITE:
www.festivaldeviolao.com.br
www.facebook.com/FIVBH
www.instagram.com/fivbh

IX FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO – FIVBH
shows – oficinas – masterclasses
10 e 11 de novembro de 2017 – Belo Horizonte/MG

CONCERTOS:
Teatro Bradesco – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes - 31 3516-1360
(acesso completo para portadores de mobilidade reduzida, com elevador)

Sexta-feira, 10 de novembro, às 21h:
Goran Krivokapić (Montenegro)
André Geraissati (São Paulo/Brasil)

Sábado, 11 de novembro, às 21h:
Celso Faria e Fernando Araújo (Belo Horizonte/ Brasil)
Anat Cohen e Marcello Gonçalves (Israel/Rio de Janeiro/Brasil)

Classificação etária: livre.
Ingressos, R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), já à venda na bilheteria do teatro e www.compreingressos.com ou www.teatrobradescobh.com.br

Funcionamento da bilheteria:
segunda a sábado, das 12h às 21h e domingo, de 12h às 19h

MASTERCLASSES:
Conservatório da UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro

Sexta-feira, 10 de novembro:
9h às 12h: Fernando Araújo
14h às 17h: André Geraissati

Sábado, 11 de novembro:
9h às 12h: Goran Krivokapić
14h às 17h: Marcello Gonçalves

Inscrições abertas para masterclasses gratuitas, de 25 de outubro a 01 de novembro, via www.festivaldeviolao.com.br

Oficinas e palestras também têm entrada franca e não requerem inscrição prévia.

Informações adicionais:
www.festivaldeviolao.com.br

Idealização e coordenação geral:
Aliéksey Vianna, Fernando Araújo e Juarez Moreira

Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia