Home | Entretenimento | Festival | Mostra CINEBH
Mostra Funk.DOC

11ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte


A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega a sua 11ª edição,de 22 a 27 de agosto de 2017,maior e mais convicta do seu papel –ser espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual.

Ao longo de seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público, a 11ª CineBHvai ocupar nove espaços da capital mineira– Fundação Clóvis Salgado, Cine Theatro Brasil Vallourec, MIS Cine Santa Tereza, Praça Duque de Caxias, Cine 104, Sesc Palladium, Teatro Sesiminas, Sesi Museu de Artes e Ofícios, Praça da Estação – e apresenta uma seleção de filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas e mostras temáticas. Promove debates, diálogos e encontros de negócios. Investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de oficinas, workshops e masterclasses,realiza oCine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, programa que beneficia estudantes e educadores da rede pública de ensino,e promove a Mostrinha de Cinema,dedicada ao público infanto-juvenil.

Nesta edição, a temática Cinema de Urgência,proposta pela curadoria assinada pelos críticos de cinema Francis Vogner dos Reis, Marcelo Miranda e Pedro Butcher, faz proposições importantes por meio de filmes, debates, diálogos e encontros com a intenção de pensar e compartilhar com o público as inquietações e as imagensde um tempo histórico e em transformação, em que a velocidade dos acontecimentos muitas vezes atropela a percepção dos fatos. Filmes representativos da relação entre urgência e reflexão vindos de épocas distintas serão exibidos na programação do evento.

Nas telas, 101 filmes em pré-estreias e retrospectivas (41 longas, 1 média e 59 curtas-metragens) em 60 sessões de cinema, oriundos de seis estados brasileiros: MG, GO, RJ, SP, RS, PR e 16 países – Brasil, França, Reino Unido, Estado Unidos, Portugal, Senegal, Alemanha, Japão, China, Rússia, Áustria, Líbano, Síria, Emirados Árabes, Qatar e Tailândia, apresentando a diversidade da produção cinematográfica mundial.

A 11ª Mostra CineBH inaugura a programação com a pré-estreia nacional do longa Corpo Elétrico, uma produção paulista dirigida pelo cineasta Marcelo Caetano, que em 2012, ainda na fase de desenvolvimento de roteiro, teve o projeto selecionado para a 3ª edição do Brasil CineMundi; e presta homenagem ao crítico, ator e cineasta francês Pierre Léon com entrega do Troféu Horizonte.

Pela primeira vez no Brasil, Pierre Léon, um dos nomes mais celebrados do cinema independente, ganha uma Mostra Retrospectiva de sua carreira com a exibição de 14 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens) –um merecido e urgente resgate de toda a sua obra. Ele participa também de uma master class. O evento promove o Encontro com Pierre Léon, no qual o cineasta vai conversar com o público sobre suas obras e experiências no cinema e na arte em geral e, ainda, marca presença nas sessões da Mostra Diálogos Históricos.

Léon definiu um trio de obras de épocas e estéticas diversas que dialogam diretamente com sua faceta de criador múltiplo: O Pecado de Clunny Brown(1946), de Ernst Lubitsch, comédia romântica de um dos maiores encenadores da história do cinema; A Bigger Splash (1974), de Jack Hazan, filme biográfico sobre o pintor David Hockney; e Le Camion (1977), de Marguerite Duras, experimento estético-literário com a presença de Gerard Depardieu.Uma seleção de filmes que o influenciam ou encantam e que serão apresentados e debatidos por ele.

Na Mostra Contemporânea, filmes brasileiros e estrangeiros dividem as atenções do público interessado em conhecer um recente e instigante panorama da cinematografia mundial. Na Mostra Diálogos Históricos, a proposta é não perder de vista a perspectiva histórica e, nesta edição, são exibidos trêsfilmes altamente representativos da sólida cultura cinematográfica com sessões comentadas pelo crítico convidado e homenageado desta edição, o francês Pierre Léon, um dos nomes mais respeitados da reflexão cinematográfica em todo o mundo.

Em sua segunda edição, a Mostra A Cidade em Movimento abre espaço para o diálogo, o encontro, a exibição de filmes que expressam as manifestações artísticas e sociais de questões relevantes para a cidade de Belo Horizonte. O público terá a oportunidade de conhecer,em 25 filmes,quem movimenta a cidadee quais as relações estabelecidas entre os lugares, pessoas e comunidades e, ainda, participar de rodas de conversa que propõem uma reflexão dos atores, movimentos e imagens que correspondem e comunicam com essa frente múltipla e diversa.

Uma das novidades desta edição é a parceria da 11ª Mostra CineBH com a MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo –promovida pela Codemig/Governo de Minas Gerais, Sesi Fiemg e Sebrae, possibilitando levar parte da programação do evento para a Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, transformando esse cartão-postal em cenário da sétima arte. A Mostra Clássicos na Praça reúne filmes produzidos em Minas Gerais que se destacam pela inventividade e pela importância no desenvolvimento da linguagem audiovisual no estado e filmes populares que fazemparte do imaginário de várias gerações de espectadores e dialogam com a ideia de viver, circular e conviver na cidade (incluindo a vida rural como o contraponto).

A seleção de curtas assinada pelo curador Pedro Maciel Guimarãesexibe21 filmes de sete estados (Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul) e que estarão distribuídos em três Mostras temáticas: Contemporânea, Brasileiros no Exterior e Retrospectiva Gesto de Cinema,abrindo possibilidades de descobertas e apreensão de trabalhos que expressam a diversidade da produção no Brasil.

Simultaneamente a toda essa programação, tem lugaro Brasil CineMundi –International Coproduction Meeting, consolidado como evento de mercado audiovisual que faz conexão entre a produção brasileira independente e a indústria audiovisual. Em sua 8ªedição,o programaé referência e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo. Desempenha o papel de desenvolver, capacitar e solidificar os caminhos da coprodução no cenário do audiovisual brasileiro.

Nesta edição, recebe 25 convidados internacionais representativos da indústria audiovisual mundial de 13 países – Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Noruega, Suíça, Uruguai–, que desembarcam na capital mineira para participar das diversas atividades promovidas pelo evento–seminário, debates, rodada de negócios, agenda de relacionamento, ações de cooperação e intercâmbio e premiação– e conhecer novos projetos brasileiros em fase de desenvolvimento e pré-produção.

Integra também a programação o Seminário Brasil CineMundi, que reúne 37 convidados nacionais e internacionais no centro dos debates, workshops, diálogos, encontros de coprodução, rodada de negócios, com o intuito de promover a troca de conhecimentos, refletir sobre os desafios do setor audiovisual no mercado global, apresentar as experiências em coprodução internacional, as estratégias de inserção no mercado, distribuição e circulação de conteúdos e ampliar as possibilidades de parcerias, intercâmbio, diálogo e cooperação internacional.

Agradecemos aos patrocinadores, parceiros e apoiadores que somaram esforços para tornar possível esta realização, aos profissionais do audiovisual, pela genialidade que imprimem em seus trabalhos, e à equipe de trabalho, curadores e colaboradores, pela dedicação e competência.

Em terras mineiras, dois importantes empreendimentos – 11ª Mostra CineBH e 8º Brasil CineMundi– ganham o primeiro plano e marcam um tempo sublime de ideias, encontros, crítica e discussões. Iniciativas que contribuem positivamente para a aceleração do diálogo e da coprodução internacional.

Ver programação no site www.cinebh.com.br

Quer falar com a gente? (31) 3281.1196 - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil / estudio@caleidoscopio.art.br || Produção: Caleidoscópio Multimídia