Lino de Albergaria - escritor





Críticas



"Bem poderíamos inverter os títulos dos livros de Nelson Rodrigues e Lino de Albergaria, uma vez que, com os olhos de hoje, a vida narrada pelo escritor pernambucano é uma vida pretérita, ao passo que a que nos descreve Lino é a presente. Inversão à parte, a literatura se impõe aqui como um remédio para minimizar as nossas perdas e danos."

Acácia Rios



"O autor, com clareza e simplicidade, narra histórias visíveis e histórias secretas, num jogo em que o leitor, com sua chave, vai encontrar o sentido de acordo com a própria visão de mundo e experiências de vida".

Angela Sampaio



"Como num mosaico colorido e cujas peças de encaixam para formar o todo, "O homem delicado" não é livro para ler apenas uma vez. De jeito nenhum. É daqueles tais em que a cada leitura há uma nova descoberta - um manancial delas".

Madu Brandão



"Tal como um leque, cujo desenho nele impresso somente se mostrará inteiro quando ele for aberto - momento em que se revelará a função de cada uma das partes que se desdobram, e que, ao fazê-lo, mantinham escondidos os detalhes da composição ficcional, o enigma do homem delicado só se revelará quando esse livro impressionante for aberto e apreciado, capítulo por capítulo."

Ana Cecília Carvalho



Lino de Albergaria lança simultaneamente dois romances sobre o labirinto amoroso (solitário, mas sem Minotauro). Semelhantes na intensidade psicológica, as duas narrativas também dialogam com o cânone literário, por meio de inúmeras epígrafes.

Em “Os 31 dias”, uma narradora misteriosa aproxima-se de “As mil e uma noites”, ao relembrar os próprios desencontros afetivos.

Do monólogo do romance anterior passamos ao diálogo de “Um bailarino holandês”, em que dois narradores se alternam, se investigam, intrigado um com o outro.

A presença da capital mineira também é forte nos dois romances. A cidade onde o autor nasceu e vive revela e oculta detalhes do labirinto de que Roland Barthes nos fala nos “Fragmentos de um discurso amoroso”.

Nelson de Oliveira



Em dezenas de livros para crianças e jovens, o autor trata com acuidade e sensibilidade os conflitos típicos do crescimento humano. Escritos em linguagem ágil, ricos em recursos estilísticos e engendrados por meio de técnicas narrativas bem elaboradas, os enredos de Lino de Albergaria colocam em foco o esforço das personagens para melhor conhecerem a si próprias e o mundo que as cerca

Sérsi Bardari



Linguagem concisa, coloquial e viva, perfeitamente sintonizada com o interesse e o nível da compreensão dos pequenos leitores. (...) Graça e delicadeza de sentimentos são as marcas das narrativas. (...) Tema difícil e perigoso, recebeu aqui um tratamento adequado e verossímil. (...) Trama romanesca, movimentada e poética que enreda o leitor do princípio ao fim".

Nelly Novaes Coelho



"O resultado é um bom livro, onde nem a história nem a simplicidade de seus personagens impede ao leitor comum ou intelectualizado de gozar das delícias de sua leitura".

Teresinka Pereira



"Enfim, trata-se mesmo de uma história de amor. Só que escrita com A maiúsculo. Afinal, é com a palavra escrita, no espaço da sala de aula, que o livro nos faz realizar uma bela viagem. Uma homenagem à escola de verdade!".

Benedito Antunes



"Agora, em A Estação das Chuvas, ele mergulha com densidade na psique humana. E revela novamente a dor e a delícia do verbo viver".

Alécio Cunha



"A ligação afetiva na base do amor tridimensional: Eros, Filo, Ágape. As folhas caídas e perpetuadas em foto, como lembranças que ficam após a queda, e a dificuldade da revelação dos sentimentos renascem em frases poéticas, indagações soniais".

Manoel Lobato



"Essa troca permite ao autor colocar lado a lado experiências intelectuais e afetivas, optando abertamente por estas enquanto dados fundamentais à existência humana. Em outras palavras, no confronto entre as exigências que a racionalidade adulta impõe às crianças e as manifestações espontâneas que brotam delas próprias, o autor se manifesta inequivocamente pelas últimas, reservando um papel totalmente secundário e desprovido de relevância às primeiras. Nesse sentido, contrariando certa tendência que desconsidera sistematicamente a sensibilidade infantil, o texto de Lino procura resgatar o sentir da criança enquanto força vital, capaz de se constituir em elemento formativo essencial. (...) Na sua simplicidade, Coração Conta Diferente é trabalho sensível de autor que acredita no papel primordial dos afetos na vida infantil".

Edmir Perrotti



"Em meio a histórias tão sem sal ou pouco originais - e que incham as prateleiras das livrarias, o autor Lino de Albergaria conseguiu captar um momento mágico entre dois pré-adolescentes. Como num jogo rápido (primeiro, segundo e terceiro atos e cai o pano) a história se passa e dura o tempo que dura a emoção. Não há desperdício de páginas. Não há excessos de palavras".

"Tangolomango ganhou o 2· lugar do Prêmio Henriqueta Lisboa de Literatura Infantil (...). O livro é lindo. Tem mistério, doçura, dueto entre pessoas e coisas. O livro tem poesia, graça, leveza, jeito de escrita que a gente não quer que acabe".

Maria do Carmo Brandão



"Nos últimos anos tem construído uma sólida obra em que demonstra especial sensibilidade para apreender a difícil passagem do mundo infantil para o mundo adulto. Nosso Muro de Berlim retrata o ambiente escolar no qual as diferentes turmas se vêem como inimigas. (...) Um conto curto e bem desenvolvido".

"Lino de Albergaria, escritor que vem se afirmando a cada nova obra, aborda, de forma muito original, a questão do preconceito racial em O correspondente estrangeiro".

Laura Sandroni



"Numa literatura, como a brasileira, carente de textos que reflitam de maneira artística e respeitosa sobre o pré-adolescente, o texto de Lino de Albergaria se destaca. (...) Em A mão do encantado estamos na situação-limite, na medida em que a narrativa deixa-se conduzir num meio termo entre o realismo fantástico e o realismo naturalista, englobando ambas as tendências, sem qualquer distanciamento, respeitando os valores culturais das personagens (...). Pleno de poesia, de respeito pelas figuras que coloca em cena, sem pieguismo e sem falsos pudores, A mão do encantado é um bonito momento de reflexão sobre o atraso e a miserabilidade que persistem nos nossos sertões, a ser entendido e discutido por nossos jovens leitores. Um belo lançamento".

Antonio Hohlfeldt



"Mais leve e de leitura mais fácil é, por exemplo, De Paris, com amor(...). Fugindo aos namoros estereotipados que a editoras vêm publicando aos montes nos anos 90, o livro de Lino de Albergaria quebra os hábitos criados pelos clichês e simplificações e enriquece a leitura dos alunos com sua prosa literária, ao mesmo tempo refinada e singela".

Maria Alice Faria



"Através de um estilo contido, sem concessões ao romântico e algumas vezes até exagerando nessa contenção, Albergaria consegue seduzir e segurar o leitor. Isso certamente acontece porque, a despeito do cuidado de não resvalar para o sentimentalismo, ele dá a seus personagens humanidade bastante para provocar identificação e, em seguida, adesão".

Angela Leite de Souza



"E é em Nome do filho que se dirige aos leitores diretamente, desde as primeiras linhas, em tom coloquial, íntimo, a buscar-lhes a cumplicidade. Conversa ao pé do ouvido, por certo terá boa acolhida esta narrativa multifacetada que deixa ver o material e os andaimes que lhe sustentam a construção.

Com vagar, entre detalhado e reticente, o romance conduz a reflexão sobre o modo de encarar e perscrutar os limites da ficção e da vida (...).

Maria do Carmo Lanna Figueiredo



"Ele fica enrolando uma mecha de cabelo no dedo enquanto conversa com a gente. Fala mansa de bom mineiro. Lino de Albergaria já viajou por 20 países, morou na França, no Rio e em São Paulo, mas quando se cansa volta para Belo Horizonte (MG), a cidade onde nasceu. No quarto de seu apartamento, onde escreve todas as manhãs, a janela se abre para a serra do Curral. E é para esse horizonte de montanhas que Lino fica olhando, esperando a inspiração. Quando as idéias começam a chegar, entram direto no computador e vão saindo em linhas e mais linhas de texto. Tão diferente do tempo em que começou a escrever seus livros, em meados dos anos 80, época em que enchia pastas com recortes de jornais e revistas. Hoje ele só usa a cabeça, livros para consulta, o computador, o dicionário Aurélio e um rádio ligado para tocar qualquer coisa, "que entra por um ouvido e sai pelo outro", como ele diz. Da cabeça, Lino tira pedacinhos de conversa e cenas que presenciou e que façam despertar uma idéia luminosa. Cada história é escrita quatro vezes. Antes da última versão, o texto é colocado na gaveta para "descansar um pouco".

Rosangela Guerra (Nova Escola)



"Lino de Albergaria é mineiro de Belo Horizonte, estudou editoração e literatura infanto-juvenil na França (...). É ele quem conta que é complicado escrever livros para crianças muito jovens, que tem de usar estruturas simples (o que não quer dizer fazer uma coisa simplória) e com pouco texto procurar contar uma história diferente. Existe, ainda, toda uma preocupação com o vocabulário, já que a criança tem pouco tempo de domínio da linguagem.

Falando da produção brasileira, diz que a literatura cresceu a partir (...) da presença de livros de autores nacionais na escola. A este fato somou-se o aparecimento de uma nova geração de escritores, com uma nova visão do texto e de mundo, que questionavam a literatura tradicional, o didatismo chato e o moralismo. Ele explica que a expansão editorial foi contida pela crise econômica brasileira e que, hoje, já não se vive mais o boom desta produção que marcou época.

Como pontos positivos desta explosão de textos para crianças, Lino de Albergaria aponta a qualidade do texto, a riqueza de abordagem dos assuntos, o aparecimento de uma geração de ilustradores, o investimento editorial que foi feito na área. 'Os aspectos negativos ficam por conta do oportunismo que passou a existir a partir do momento em que estes trabalhos ganharam um mercado. Existiu mais quantidade do que qualidade propriamente dita', explica".

Walter Sebastião (Tribuna de Minas)



Lino de Albergaria, em seu novo périplo, escolheu Belo Horizonte como cenário perfeito para seus livros “Os 31 dias”e “Um bailarino holandês.” Em que medida a cidade interfere nesse processo que envolve luz e sombra, terror e encantamento? Lino tenta, com seus livros, uma espécie de diálogo. Ele utiliza de forma precisa os recursos que possui, num fazer literário requintado, tudo entrelaçado num jogo que envolve drama e erotismo, tudo na dose exata.

André di Bernardi



Ontem terminei de ler "Os 31 Dias". Gostei da narrativa fragmentada na qual tudo se desloca e se desfaz, enganando o leitor numa sucessão de pistas e alusões que evocam o mecanismo dos sonhos. Tudo parece apontar para que, de repente, o fantasma literário de um certo senhor Ítalo Calvino saia de "Se uma noite de inverno um viajante" e surja num canto escuro da Praça Marília de Dirceu, acompanhado de David Lynch e suas personas de "Mulholand Drive"...Mas não. Não é este o rumo tomado pela entidade textual Marilia/Juliana/Sherazade/Duniazade que Lino de Albergaria constrói e desconstrói no tecido quase onírico de um belo texto que se nutre de (des-)memória, de história e de cultura literária. O leitor tem de esperar, tal como um psicanalista, pela ultima sessão - digo, último capítulo -, para enfim recuperar o fio do sentido desse livro surpreendente. Gostei também, imensamente, de "Um Bailarino Holandês". De novo, ali encontrei algo do clima onírico da narrativa de "Os 31 Dias". Destaco nele a quase-fusão das vozes narrador/personagens envolvendo o leitor numa história comovente e original sobre o amor, a solidão e a transitoriedade da vida.

Ana Cecília Carvalho



Trata-se de um extraordinário livro de ficção. A trama é engenhosa, ambiciosa, confrontando dois protagonistas especialíssimos: um é o Leitor; o outro, o Vendedor de Livros que resolve fazer o Leitor seu personagem, tornando-se, assim, o Escritor.

Poucas vezes se viu em nossa literatura um livro tomado como personagem; um livro que faz de isca entre o Leitor e o Vendedor de Livros, uma presença tão forte quanto os dois homens.

Elementos metafóricos e simbólicos da literatura, os mais consagrados, estão presentes (voo, identidade, liberdade, viagem, cidade, criação, compromisso, a natureza ambígua dos papéis que assumimos nas relações afetivas, o homoerotismo – tais elementos se entrecruzando graças a uma linguagem límpida, de forte poder de sugestão, criando um estilo concentrado na exploração da busca humana na arte e contra a solidão).

Embora seu tema se alimente, e muito, do olhar atento sobre as minúcias da arte, são a sensibilidade, o extravio afetivo humano e a eterna busca de sentido para o que fazemos e com quem fazemos que traz à tona marcantes verdades humanas. Um livro que consegue o prodígio de ser profundo para o espírito e para o coração.

Paulo Bentancur



As qualidades deste texto, tão sensível e ao mesmo tempo tão impactantes, são evidentes. Trata-se da combinação de duas narrativas; numa, predomina o jogo erótico, desde a primeira troca de olhares, entre dois personagens: um vendedor, numa livraria, e um outro, que entra na livraria; no outro plano, o segundo é o narrador, compondo a cena e ao mesmo tempo participando dela, enquanto o primeiro atua como personagem, sendo dirigido em suas ações, mas mantendo uma autonomia que tensiona esta relação.

Enfim, são jogos próprios de quem remexe nas variadas texturas e na combinação (entrelaçamento) dos recursos da composição literária; um nível de leitura bastante requintado. Além disso, as referências a um mundo da sensibilidade – música, literatura – são tão marcantes que acrescentam uma atmosfera de refinamento a toda a leitura; afinal, trata-se de um caso que começa numa livraria; as referências podem até mesmo pertencer a um plano da imaginação do narrador, que devaneia (desatina) a partir do momento em que tem um relance de um cliente que o atrai (teria imaginado tudo, usando como matéria-prima um fio de realidade? É possível definir o que é realidade aqui?). Há diferentes leituras em aberto sugeridas pelo enredo/história.

Luiz Antônio Aguiar



Mas a linha de força maior que conduz essa tessitura é a magia com que o autor conduz a história. Sua escrita demonstra se compor por uma intensidade forte, cheia de alternativas que seduzem o leitor. Essa escrita não abre mão da agilidade de suas imagens, ou do encantamento provocante, assim como da elegância ao narrar os fatos fictícios de diversa natureza. Mais uma vez, Lino de Albergaria nos surpreende positivamente com um texto arrojado e belo, próprio da mais fina produção da literatura contemporânea.

Wagner Moreira



Desde sempre desconfiamos ou sabemos que os narradores querem nos “enganar” com suas histórias. E aqueles que narram na primeira pessoa talvez sejam os que mais tentam nos despistar das histórias contadas. Mas talvez seja isso mesmo a função dos textos ficcionais: nos enganar com suas mentiras. Se é assim, então por que continuamos a nos comover com o irreal, com aquilo que é simplesmente uma história ficcional? Porque certos narradores nos captam já de início, e pior, se declaram que vão tentar passar por outro. E, nós, leitores, acreditamos e avançamos narrativa adentro. É assim que o romance Os 31 dias, de Lino de Albergaria, nos engana, e por isso não desistimos dos seus 31 dias. Todos eles narrados impecavelmente por uma narradora que se declara de chofre querer se passar por outro (a).

Mário Alex Rosa


 

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