Ricardo Castro - escritor / compositor





IMPRENSA


40º Festival Nacional da Canção de Boa Esperança/MG


O 40º Festival Nacional da Canção, que realizou cinco fases classificatórias em cinco cidades mineiras do final de julho ao final de agosto em Extrema, Formiga, Pouso Alegre, Varginha e Três Pontas, promoveu sua última etapa nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2010 em Boa Esperança. Foram selecionadas seis músicas por município e nos dias 04 e 05 de setembro, aconteceram às semifinais. Ao todo, trinta compositores se apresentaram (15 por noite). Das canções apresentadas, o júri selecionou 10 finalistas que se apresentaram na segunda-feira, 06 de setembro de 2010, na grande final do 40º Festival Nacional da Canção.

Comemorando o sucesso das atividades culturais realizadas no evento e excelente participação do público, o 40º Fenac premiou na segunda-feira (06 de setembro de 2010), os vencedores do festival: 1º Lugar e troféu Lamartine Babo – Sereia, de Ricardo Castro e Lula Barbosa, interpretada por Lula Barbosa de Belo Horizonte – MG; 2º Lugar – Rendeira, de Adriano Sperandir e Ivan Therra, interpretada por Adriana Sperandir de Osório – RS; 3º Lugar – Picadeiro, de Kiko Zamarian e Zé Renato de Paraguaçu – MG; 4º Lugar – Confissões, composição e interpretação de Cláudio Fraga de Belo Horizonte – MG; 5º Lugar – Seresteiro, composição e interpretação de Wilson Teixeira de São Paulo – SP. Melhor intérprete – Junior Almeida com a música Milhares do Rio de Janeiro – RJ. A música mais comunicativa na opinião do público através do voto popular foi O Fino do Som, composta e interpretada por Biel de Caçapava – SP.

O 40º Fenac também realizou uma programação especial em comemoração aos 40 anos ininterruptos do evento. Durante o dia, na Praça Padre Júlio Maria, foi montada a Tenda Fenac com exposição de quadros de artistas da região, Museu Fenac – arquivo de fotos que contam a história do festival, Varal do Gibi – espaço dedicado aos jovens e crianças com os mais famosos quadrinhos dos últimos tempos. A programação mostrou ainda, dança, teatro, músicas nas ruas e muito mais. Destaque para a participação do Cinearte Sarau Petrobras - com exibição de filmes do cinema brasileiro e do “Grupo Rasgacêro e o Artêro” - com performances que misturaram teatro, arte circense e música independente.

Além disso, também foi montado no Portal do Lago, o “Palco Musical” – com bandas de diversos estados brasileiros mostrando a boa música que se faz no país. Logo após o festival, no Radium Clube Dorense, nos três dias foram realizados shows com a banda “Fator RG7”. Os músicos e compositores também se reuniram em um restaurante da cidade para mostrar as melhores músicas que cada um trouxe da sua região.

Nesta edição, foram recebidas quase 3 mil inscrições de 23 estados diferentes e 150 desses músicos tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Os números de 2010 representaram um crescimento em torno de 20% no total de participantes em comparação a 2009, quando aproximadamente 2.500 músicas foram inscritas.

Volta