Cursos conheça nossa hospedagem Faça seu cadastro envie-nos um email
Roteiro | Exposições
Futebol, exposição de Suzane Wonghon

Mostra retrospectiva Laurie Anderson


Mostra retrospectiva da artista norte americana Laurie Anderson, elaborada exclusivamente para o Centro Cultural Banco do Brasil e que apresenta um conjunto instigante de obras originais composta de instalações, fotografias, desenhos, vídeos, músicas e documentações de performances, criações produzidas desde os anos 70 aos dias atuais.

A mostra, com curadoria de Marcello Dantas, trará pela primeira vez ao Brasil obras desta artista multidisciplinar que pesquisa o uso da tecnologia, do corpo e da linguagem como forma de expressão.

Integrando a programação da mostra, no dia 12 de outubro, às 16h, será apresentado a performance: Duets on Ice (Duetos no Gelo), e às 18h, a artista norte-americana Laurie Anderson realiza palestra com o público, onde discorre sobre seu trabalho e processo criativo.

"E se daqui a mil anos não for mais possível criar objetos artístico porque o homem terá pele e olhos supersônicos e uma mente mais aberta?" A divagação soa natural falada pela norte-americana Laurie Anderson (foto), figura pop desde o grande sucesso da canção O Superman, em 1981. Experimental e multimídia, apesar de ter ficado mais conhecida pela música (tem diversos álbuns gravados e seu último é Homeland, de 2010) e pelas performances realizadas a partir da década de 1970, a artista Laurie Anderson é um mundo de criações ainda mais diverso e misturado do que se possa imaginar a partir de suas canções de atmosfera surreal, mas também mundana e política. É isso que se pode ver na mostra I In U/ Eu Em Tu, a primeira retrospectiva da artista no Brasil, a partir desta terça-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo.

Cantora, compositora e violinista desde criança, com formação em história da arte e em escultura - e casada com o músico Lou Reed - Laurie Anderson, aos 63 anos, pode se valer de diferentes meios e linguagens em suas obras, mas todas têm o sentido puro do querer falar ao público de maneira simples. "É uma mostra sobre histórias, às vezes contadas em fotografias, em filmes ou em objetos. São sobre muitas coisas, como música, vida, comida, família, tristeza, amor", diz a artista ao jornal O Estado de S. Paulo, sentada no café do CCBB. De fala doce, baixa e tranquila, Laurie, que já se apresentou duas vezes no Brasil - em 1989, no Rio, e em 2008, em São Paulo - afirmou que não quis uma exposição "acadêmica". "São 40 anos de trabalho; tentei misturar tudo".

Já na rotunda do centro cultural está a obra Handphone Table, em que histórias são contadas por vibração sonora (o visitante deve tapar os ouvidos e sente a voz de Laurie). Andando ainda mais pelas criações multimídias da artista, o público encontrará o Talking Pillow (travesseiro que conta sonhos); o Self Playing Violin (instrumento criado por ela e que toca sozinho); o Parrot (papagaio que fala em português, pela voz do ator Fabio Tavares); e uma versão de um de seus trabalhos mais recentes, a instalação Delusion, com grande projeção de imagens, sons e aqui com três narrativas (originalmente, segundo a artista, é apresentada em forma de espetáculo, participação de músicos).

PROGRAMAÇÃO

• Dia 12 de outubro, às 16h | Performance: Duets on Ice (Duetos no Gelo)
Local: Térreo
Classificação: Livre
Entrada Franca

Versão especial da peça Duets on Ice, performance realizada pela primeira vez em Gênova e na cidade de Nova York, executada com um violino com uma peça pré-gravada em looping e com a artista tocando ao vivo.

• Dia 12 de outubro, às 18h | Palestra com Laurie Anderson
Local: Cinema
Classificação: Livre
Entrada Franca | Inscrições prévias pelo telefone (11) 3113-3649

Exposição: Mostra retrospectiva Laurie Anderson
Local: CCBB de São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares Centro - São Paulo/SP
Data: De 12 de outubro a 26 de dezembro
Horário: Terça a domingo, das 10h às 20h
Ingresso: Entrada franca
Informações: (11) 3113-3651/52

Ver outras exposições
space
Hospedagem | Cadastro | Email | (31) 3281.1196 | Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil | By: Caleidoscópio

pinos
Cadastre seu email para receber nossas novidades