Cursos conheça nossa hospedagem Faça seu cadastro envie-nos um email
Roteiro | Exposições
pintura de Olimpia Couto

Exposição Panorama Arte Mineira


Panorama Arte Mineira é o nome da exposição que reúne obras de 26 artistas, com curadoria da crítica Celma Alvim. A proposta, explica Glauco Moraes, proprietário da galeria e participante da coletiva, é mostrar o que a arte mineira é e o que pode ser. “Temos vários estilos e em qualquer local se pode colocar arte sem atrapalhar o ambiente ou sem precisar de ser arte decorativa. E podemos ser mais amplos. Temos arte contemporânea e opções para quem não quer o tradicional”, explica.

Glauco Moraes explica que a mostra, voltada para leigos, especialistas, decoradores e arquitetos, não se preocupou com seleção de época ou estética. “A exposição é miscelânea de estilos, mas o conjunto tem unidade. Até um leigo vai perceber que é arte de alta qualidade, requintada no acabamento e que tem o carimbo do artista”, observa. A Galeria 1º Andar existe há três anos e está com novo endereço, depois de oito meses fechada para reforma. No térreo do prédio funciona a Maison Escola de Arte, criada há uma década.

“Não é galeria de escola”, avisa Glauco Moraes. Conta que, por dirigir a parte de ensino, chamou Celma Alvim para ser a curadora, evitando misturar as duas coisas. O espaço, explica, terá programação de exposições (a próxima delas, de Fernando Pacheco), cerca de oito ao ano, e não vai ter acervo. “Gostaria, ainda, de mostrar que arte não é cara. As obras tem vários preços. De R$ 2 mil a R$ 500 mil. A ideia é criar no local um centro cultural”, acrescenta. Subsidiando a empreitada está “uma escola bem conceituada, que já lançou vários talentos no mercado, o que amplia horizontes”, observa Glauco Moraes.

Também nos planos do galerista está a realização de leilões. Parte dos recursos obtidos com as atividades será destinada a instituições filantrópicas. Para gerir os vários empreendimentos foi criado o Instituto Glauco Moraes, cujo lema é “unificação das artes no Brasil”. Glauco Moraes é artista plástico, já foi curador da Casa dos Contos (Ouro Preto) e dos espaços de arte do Ministério do Trabalho.

Obras de André Burian, Belkiss Diniz, Carlos Bracher, Carlos Scliar, Elisa Pena, Erli Fantini, Fatima Santiago, Fernando Pacheco, Fred Pena, Gláucia Carleial, Glauco Moraes, Inimá de Paula, Jardas Juarez, Jorge dos Anjos, Luiz Jahrel, Marcelo Ab, Marcelo Albuquerque, Mária Amélia, Mario Mariano, Miguel Gontijo, Olímpia Couto, Oliver, Sônia de Toledo, Valéria Delfim, Virgínia de Paula, Yara Tupynambá.

Exposição: Panorama Arte Mineira
Local: Galeria 1º Andar
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 167, Funcionários - Belo Horizonte/MG
Data: até 18 de março de 2011
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 12h.
Ingresso: Entrada gratuíta
Informações: (31) 3261-1225 e (31) 3261-5585

Ver outras exposições
space
Hospedagem | Cadastro | Email | (31) 3281.1196 | Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil | By: Caleidoscópio

pinos
Cadastre seu email para receber nossas novidades