Son House
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Texto: Hamiltom Coragem
coragem@uol.com.br

 

Son House

Son House

Nascimento: 21 de março de 1902 em Riverton, MISSISSIPI. Morte: 19 de outubro de 1988 em Detroit, MICHIGAN

Considerado uma das grandes figuras do Blues, Son House foi um dos Blueseiros que deram origem ao Blues do Delta.

Juntamente com Charley Patton e Willie Brown, House definiu o Blues do delta entre os anos de 1920 e 1930 com a seu irregular, porém furioso estilo de tocar guitarra e vocal extremamente emocional. O estilo do Blues de House era tão emotivo e profundo que ele se tornou uma forte influência para Blueseiros lendários como Robert Johnson e Muddy Waters.

Entre Deus e o Diabo

House cantou e tocou sua guitarra com muita convicção e força. A sua marca de bluesman foi moldada com a fé de um pregador religioso e com a crença de um ateu, do qual esta marca era sentida em suas canções que pareciam batalhas entre Deus e Satanás ou entre a redenção e o pecado.

House nasceu em uma plantação do Delta. Desde cedo ele era levado para a igreja e acabou se tornando um pastor Batista com a idade de 20 anos. Mas ele acabou não levando a sério o mundo sagrado e religioso que o conduziu a problemas com as mulheres e com o álcool.

Ele também tinha  descoberto o poder do blues. Depois de passar tempo em Louisiana na década de 1920, House retornou ao Delta em 1926 e aprendeu a tocar guitarra.

Ele trabalhou em locais de festas até 1928, quando ele atirou e matou um homem, alegando legítima defesa. House foi enviado a Parchman Farm, uma infame penitenciária de Mississipi. Um ano depois, um juiz reexaminou o seu caso e o libertou da prisão.

Abrindo caminhos

House trocou Clarksdale por Lula, Mississipi, onde ele conheceu Charley Patton e Willie Brown. Ele tocou e viajou com eles para Grafton, Wisconsin, em 1930, onde todos os três guitarristas de Blues gravaram faixas para a Paramount records.

Uma das canções gravadas de House cujo nome era “Preachin’ the Blues” era uma poderosíssima canção onde ele mostra como o blues roubou a sua alma da igreja Batista.

House continuou tocando em ocasiões com Patton e Brown até a morte de Patton em 1934. Como remanescente de seu tempo no Mississipi, House trabalhou em jukes joints e em casas de danças com Willie Brown e como artista solo.

Em 1941, Alan Lomax realizou gravações de House para a Biblioteca de Congresso. Lomax retornou ao Mississipi em 1942 e prosseguiu com as gravações de House uma segunda vez.

House no ano seguinte se mudou para Rochester, Nova Iorque, e simplesmente desapareceu da cena de blues até 1964.

Tido como o maior bluesman vivo do Delta, House se tornou um herói para o jovem, o branco, e toda a multidão de Blueseiros dos anos 60. Ele tocou em 1964 no Newport Folk Festival; um ano mais tarde House tocou no Carnegie Hall e assinou um contrato com a CBS Records.

O seu álbum Father of the Folk Blues (mais tarde renomeado para Dead Letter) foi um sucesso de critica e o levou a participar dos maiores festivais de Folk e blues no Estados Unidos e na Europa. Em 1969 ele era o assunto de um documentário de blues, simplesmente Son House.

Por volta de 1971 House começou a ter problemas de saúde. Embora ele tenha participado de ocasionais festivais na década de 70, sua carreira de bluesman começava a acabar. Em 1976 ele se mudou para Detroit. Ele passou a fazer parte do Blues Foundation’s Hall of Fame em 1980. House morreu em 1988.

DISCOGRAFIA ESSENCIAL

Delta Blues: The original Library of Congress Sessions from Field (1941-1942)
Father of the Delta Blues: The complete 1965 sessions
Death Letter/Edsel
Masters of the Delta Blues: The friends of Charlie Patton

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