Elvis Presley e os anos 60
Rock'n'Roll

Elvis Presley e os anos 60

Rock’n’Roll | Elvis Presley e os anos 60

Texto: Leo Falabella
lfalabella@gmail.com

 

O começo para Elvis

Nascido na cidade de Tupello, Mississipi, em 8 de janeiro de 1935, Elvis Aron Presley era filho de uma família religiosa muito pobre e cresceu em meio ao clima de medo da segunda guerra mundial e ao ódio racial entre brancos e negros.

Cantando em corais de igrejas, Elvis mudou-se com a família em 1948 para Memphis, onde foi porteiro de cinema e motorista de caminhão.

Lá, numa ensolarada tarde de 1953, ele se deparou com um anúncio numa praça que dizia: “faça seu próprio disco: duas canções por 4 dólares”.

O estúdio era uma filial da gravadora Sun Records e Elvis resolveu gravar “My Happiness” para presentear a mãe no dia de seu aniversário. Uma secretária da gravadora, talvez impressionada com a boa aparência do rapaz, anotou seu nome e recomendou que ele voltasse alguns dias depois para tentar uma audiência com o produtor Sam Philips.

Philips costumava afirmar que faria uma montanha de dinheiro se encontrasse um branco com voz e ritmo de negro. A mina de ouro se concretizou em Elvis Presley que possuía mais do que o necessário para ser um estouro de vendas.

Além de voz e ritmos incríveis, a cara de baby-face e o jeito de bom garoto que faltavam a ídolos como Chuck Berry e Little Richard.

Na Sun Records, ele foi inicialmente contratado como cantor de estúdio, atuando ao lado de nomes da música country.

elvis anos 60
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Elvis, o Rei

Até que apareceu em sua vida um tal de “coronel” Tom Parker (embora nunca tivesse tido essa patente militar) e levou-o para a poderosa RCA Victor, tornando-se seu empresário.

Em 1956 enquanto Elvis Presley, empresariado pelo “coronel”, consolidava seu sucesso com hits como Heartbreak Hotel, Blue Suede Shoes (que deveria ter sido lançada pelo seu autor, Carl Perkins, não tivesse este sofrido um grave acidente de carro que o deixou paralisado um ano) e regravações de músicas já consagradas como Tutti Frutti (com Little Richard) e Shake Rattle and Roll (com Bill Haley) tornava-se urgente para outras gravadoras achar artistas que pudessem rivalizar Elvis ou ao menos conseguir alguma repercussão usando de seu estilo.

Era um grande desafio que esbarrava na total e plena aceitação pelo público jovem encantado com seu vigor e sua sensualidade, originando o apelido Elvis, the Pelvis (devido ao rebolado, até aquele momento, completamente inusitado), além de muitas controvérsias.

Os mais velhos ficavam chocadíssimos e o achavam indecente tanto que, em suas primeiras aparições na TV, só era mostrado da cintura para cima, por determinação da censura.

Enquanto isso, milhões de jovens em todo o mundo apaixonavam-se e aderiam à sua energia, transformando Elvis no símbolo de sua rebeldia. A Sun tentando se livrar do estigma que a perseguiria de ser apenas a gravadora que descobriu Elvis e o vendeu por uma ninharia, lançava Roy Orbison.

Como pianista, já tinha em seus estúdios aquele que viria em pouco tempo a ser seu grande trunfo e tentativa mais eficiente de igualar o sucesso de Elvis, Jerry Lee Lewis.

A Capitol Records responderia a Elvis com Gene Vincent, marcado pelo estilo do vocalista que balançava em torno de sua perna parada (na verdade paralisada em virtude de um acidente de moto) e pelo hit Be Bop A Lula.

Se juntando à banda Crickets o até então inexpressivo Buddy Holly, de Nashville, provava com os hits açucarados como That Will Be The Day e Peggy Sue que o rock poderia ser domado e usado associado um bom moço e letras românticas sem segundas intenções.

Mas nada disso poderia tirar de Elvis Presley a coroa e o centro definitivo de “O Rei do Rock”.

Final de carreira

A partir da década de 60 começou porém a ficar clara a super-exploração do mito Elvis Presley, forçado a gravar cada vez mais músicas, nem sempre primando pela qualidade, ao mesmo tempo que lançava filmes e compilações de seus maiores sucessos.

Para aguentar a maratona de shows, apresentações para a TV, filmagens e gravações, Elvis passa a consumir avidamente medicamentos, antidepressivos, moderadores de apetite e anfetaminas.

Surge então a figura de um artista decadente, gordo, parado no palco, cantando praticamente apenas baladas românticas e tendo abandonado completamente seu estilo inicial.

Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977, oficialmente vítima de um ataque cardíaco. A necropsia revelou a ingestão de oito ou mais drogas (entre outras morfina, valium e valmid), responsáveis por sua morte.

O fim de Elvis Presley foi chorado no mundo inteiro e os fã-clubes continuam vivos. Seu pioneirismo e influência sobre uma vasta geração de músicos são incontestáveis.

Acredita-se que ele vendeu mais discos do que os Beatles, e é praticamente impossível um levantamento completo de sua imensa discografia.

Enquanto isso acontecia na América, do outro lado do Atlântico, na conservadora Grã-Bretanha, mais precisamente em Liverpool e Londres, um novo movimento surgia e daria novas e definitivas cores ao ritmo que até hoje domina a cena musical do planeta Terra.

Mas, pela sua importância, isso é um assunto para o próximo capítulo.

Jerry Lee Lewis

Jerry Lee Lewis

Jerry Lee Lewis nasceu em 1935, em Lousiana, de uma família apreciadora de música, e desde cedo esteve influenciado por música evangélica e country.

Teve a sorte de ser apoiado em sua musicalidade pelos pais, que chegaram a hipotecar a casa para comprar-lhe um piano, que ainda criança tocava, com técnica e estilo inéditos.

A grande virada musical ocorreu quando conheceu e se apaixonou pelo jazz feito pelos negros americanos.

Em 1955 gravou duas músicas para uma rádio local, I Don’t Hurt Anymore e If I Ever Needed You I Need You Now, ambas versões aceleradas de clássicos de blues-country.

As músicas viraram hits locais da noite para o dia e chamaram a atenção do empresário Sam Philips que procurava artistas brancos capazes de domesticar e vender a música negra.

Sam Philips foi o responsável pela descoberta também de Elvis Presley.

Após alguns meses de pequenos hits a explosão ocorreu com o lançamento da visceral Whole Lotta Shaking Going On, logo seguida por Great Balls Of Fire, Breathless e High School Confidential, todas sucessos extraordinários de vendas.

Além disso, relançou também clássicos de blues e country com o seu tempero especial. Entitulava-se “The Killer” (o matador) e no palco era um ciclone martelando furiosamente as teclas do piano (que no auge de alguns desvarios era incendiado).

Em sua vida pessoal fazia juz à fama de durão envolvendo-se em brigas frequentes.

Lewis prosseguiu com relativo sucesso lançando um ou outro hit até meados de 1958.

Embora se costume associar seu declínio com a rejeição do público ao seu casamento com a prima Myra Gail Brown de 14 anos, a realidade é que estava ocorrendo nesta época, o fim da carreira meteórica dos artistas da primeira fase do rock and roll e o surgimento de novos nomes.

Após um longo período de ostracismo em meados da década de 60, Lewis começou a voltar à ativa dando mais ênfase ao lado country de seu estilo.

Sua imagem nos anos seguintes foi bastante desgastada por frequentes escândalos envolvendo espancamento de suas mulheres, morte de seus dois filhos em um acidente de carro, problemas com alcoolismo e diversas operações no estômago.

No palco, porém continuava apresentando a mesma performance explosiva, apesar dos problemas pessoais e idade.

Em 1985 chegou a ficar em coma e teve de ter seu estômago extirpado em virtude de uma úlcera que nunca se curou. Em 1996 sofreu o seu terceiro ataque cardíaco mas continuou tocando como antes.

Em suas próprias palavras: “Há apenas um Jerry Lee Lewis e isto aqui vai ser um mundo muito triste quando eu tiver morrido”.

A carreira de Jerry Lee Lewis foi divertidamente retratada (com alguns exageros e omissões) no filme Great Balls Of Fire (A Fera do Rock). Imperdível.

Uma curiosidade: o primo Jimmy retratado no filme, um evangélico que tentava mudar os rumos da vida de Lewis convertendo-o a Cristo é Jimmy Swagart (embora não tenha seu sobrenome citado no filme), primo de Jerry Lee na vida real e que mais tarde viria a se tornar um famoso pregador televisivo.

Roy Orbinson

Roy Kelton Orbison, nascido em 23 de abril de 1936, em Vernon, Texas.

Teve sua vida marcada por tragédias. Sua mulher, Claudette, morreu em um acidente de moto, em 66. Dois filhos morreram num incêndio na própria casa, em 68.

Roy Orbison, guitarrista, cantor e compositor texano, já cantava a dor da vida nos anos 50, antes de sua vida ser tão dolorida.

Lançado pela gravadora Sun, de Memphis, “The Big O” fez muito sucesso com “Ooby Dooby”(56). Mas a sua grande voz pedia baladas. Não as encontrou no rockabilly que surgia.

Resolveu escrevê-las. “Only The Lonely”, “Crying” e “Oh, Pretty Woman” estouraram, principalmente na Inglaterra, onde excursionou com os Beatles no começo da década de 60.

As tragédias familiares abalaram sua carreira. Até 88, quando voltou e gravou o belo Mystery Girl, e foi um dos Traveling Wilburys, banda que reunia nada menos que Bob Dylan, George Harrison, Tom Petty e Jeff Lane (ex-Eletric Light Orchestra). Morreu do coração, em dezembro de 88.

Buddy Holly

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Charles Hardin Holley nasceu em 1936, no Texas. Seus pais eram ricos e  incentivavam na música.

Tendo tocado piano e violino desde os 4 anos, descobriu sua paixão ao conhecer a guitarra elétrica.

Aos 13 anos já tinha uma banda com alguns colegas de escola e se apresentava em clubes locais.

Com a explosão do rock em meados da década de 50 a banda Buddy Holly and The Crickets abria shows para, entre outros, Bill Haley and The Comets e Elvis Presley.

Em 1956 assinaram com a Decca Records, gravando uma dezena de músicas de pouca ou nenhuma repercussão.

Só viriam a fazer maior sucesso no final da década de 50, com a decadência dos primeiros astros do rock.

Inicialmente explodiram na Europa e só depois foram reconhecidos nos Estados Unidos.

Ao contrário da maioria dos outros representantes da primeira fase do rock and roll Buddy Holly cantava músicas românticas e não seguia a temática de rebeldia, carros e garotas tão comuns à sua volta.

Era míope e se apresentava de óculos. Sua banda, The Crickets estranhamente tinha apenas três componentes sendo ele o responsável pela guitarra e vocal (Buddy Holly foi o introdutor desta formação conhecida como power-trio que só viria a se popularizar na década de 70).

Em 1958, no auge do sucesso com os Crickets conheceu e se casou em menos de três meses com sua primeira namorada. A banda acabou logo depois em meio a desentendimentos entre os membros. Seguiu em carreira solo.

Em 1959, já sem a sua banda original e tendo acabado de lançar o maior hit de sua carreira, Peggy Sue, sua carreira foi tragicamente interrompida em um acidente de avião que vitimou também Ritchie Valens (de La Bamba) e Big Bopper.

Este acidente marcou o fim da era de ouro do rock and roll. A música American Pie, fartamente coverizada até hoje, fala sobre este acidente.

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