Riobaldo
Espetáculos

Riobaldo

Palácio das Artes abre programação de março, no Teatro João Ceschiatti, recebendo temporada de “Riobaldo”, baseado em clássico de Guimarães Rosa, de 3 a 12 de março, sempre de sexta a domingo

O Palácio das Artes recebe temporada do espetáculo “Riobaldo” (@trilogiagrandesertao), monólogo de Gilson de Barros, adaptado da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. O recorte ilumina a importância dos amores, do ex-jagunço, que dá nome à peça, com três pessoas que determinaram sua trajetória: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. Ao rememorar, Riobaldo reflete sobre questões que extrapolam o sertão e caracterizam a própria dialética da travessia do homem humano. Com direção de Amir Haddad, a montagem passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, recebendo elogiosas críticas e indicações de melhor espetáculo, e, agora, chega ao Teatro João Ceschiatti para apresentações de 3 a 12 de março, sempre de sexta a domingo, com ingressos a partir de 25 reais.

“Estamos realizando uma curadoria especial para o Teatro João Ceschiatti, entendendo que o espaço tem autonomia técnica para receber importantes montagens teatrais ao longo do ano.  Abrimos a temporada de março com o clássico “Riobaldo” e, em seguida, teremos o premiado espetáculo “Eu Sempre Soube”, com Rosane Gofman””, adianta Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, mantenedora do Palácio das Artes.

Espetáculo “Riobaldo”

Espetáculo “Riobaldo”

O livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (1908-1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores da nossa literatura. O espetáculo Riobaldo, é uma adaptação do romance, Interpretado e adaptado pelo ator e pesquisador da obra de Guimarães Rosa, Gilson de Barros, sob a direção de Amir Haddad.

“Riobaldo” estreou em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto. Uma semana depois, teve a temporada cancelada em decorrência da pandemia. Manteve sua interlocução com o público por meio de lives entre ator e diretor, e foi pioneira nas apresentações virtuais. Voltou ao cartaz em 2021, fazendo temporadas presenciais, primeiro na Casa de Cultura Laura, em Ipanema, depois na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca e no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana. Em 2022 inicia turnê pelo país. A primeira parada foi São Paulo, numa vitoriosa temporada no Teatro Sérgio Cardoso. Depois, Belo Horizonte, no Teatro José Aparecido de Oliveira e nas cidades mineiras que integram o Circuito Guimarães Rosa – Cordisburgo, Morro da Garça, Curvelo e Três Marias (Andrequicé). Tembém percorreu os bairros da cidade de São Paulo, intergrando o Circuito Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura, e algumas cidades do interior do estado de São Paulo, no Circuito Cultural SP, da Secretaria  Estadual de Cultura. Por fim, Brasília, nume temporada vitoriosa, de casa lotada, no SESI DF.

Sinopse

Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor homossexual por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.

Ficha técnica

A partir do livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa Adaptação e atuação: Gilson de Barros

Direção: Amir Haddad

Cenário e figurinos: Karlla de Luca Iluminação: Aurélio de Simoni

Programação visual: Guilherme Rocha e Mikey Vieira Fotos e vídeos: Renato Mangolin

Técnicos: Mikey Vieira

Produção: Barros Produções Artísticas Ltda.

Mídias Sociais: Fernanda Nicolis

Assessoria de Imprensa: Júlio Luz

INFORMAÇÕES

Local

Teatro João Ceschiatti, Palácio das Artes

Horário

20h às sextas e sábados, 19h aos domingos

Ingressos

R$ 40 (inteira)
R$ 20 (meia-entrada)

Duração

75 minutos

Classificação

14 anos

Informações para o público

31 3236-7400

Endereço

Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte/MG

You Might Also Like